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A palavra do presidente – a Kainos no Conarec 2017

Olá!

Há uma semana começava a 15ª edição do CONAREC e mais uma participação da Kainos nesse importante evento sobre o relacionamento entre empresas e clientes.

Poder marcar presença no CONAREC é sempre um momento significativo para nós, afinal, levamos muito a sério todo conteúdo trabalhado ao longo do congresso e buscamos desenvolver nosso trabalho e estratégias sempre pautados nos nossos propósitos de inovação, mas também acompanhando as tendências do mercado.

Nessa edição comemorativa, o tema abordado não poderia ser outro: “Somos Todos Millennials”. Não poderia ser diferente porque se trata de uma realidade que acompanhamos diariamente nas empresas, escolas e dentro de nossas próprias casas. Vemos e acolhemos uma geração profundamente transformadora e que muitas vezes não é devidamente compreendida. O CONAREC buscou, portanto, aproximar gerações não apenas teoricamente, mas fomentando o diálogo entre elas ao longo das palestras e debates que aconteceram nos dois dias de evento.

As empresas procuraram nesses dias entender melhor os Millennials, sua forma de pensar, de se relacionar e consumir a fim de aproximar cada vez mais esses agentes transformadores e influenciadores digitais não com uma postura defensiva, mas colaborativa para que o relacionamento entre empresas e clientes possa ser constantemente aprimorado.

Uma palavra fundamental mencionada repetidas vezes durante o congresso foi RELACIONAMENTO. As empresas devem evoluir e se adaptar para poder gerenciar as expectativas e ansiedades da Geração Y que tanto exige e interage com as marcas. É necessário que a cultura da empresa esteja centrada no cliente e na sua EXPERIÊNCIA. É assim que se dará a conquista definitiva desse novo consumidor; a experiência deve ser o diferencial das organizações, mas não uma experiência qualquer, ela deve ser PERSONALIZADA.

Vivenciamos um rápido progresso tecnológico, como a Inteligência Artificial e a Internet das Coisas, progresso que também molda as novas formas de consumo e relacionamento. O Cisco projeta que daqui a três anos o tráfego na web – só no Brasil – seja 397 vezes maior do que o registrado em 2005. Essas mudanças forçam as empresas a acompanhar esse ritmo de forma rápida com muita criatividade e inovação. É preciso que as organizações trabalhem em constante observação do seu cliente e do cenário que o rodeia, pois, como bem foi ilustrado em um dos debates, as inovações são fruto da análise das necessidades dos consumidores.

Por fim, foi especial também o destaque dado à Geração X sob uma nova perspectiva: ser Millennial não está obrigatoriamente atrelado à faixa etária, mas à forma como nos comportamos perante os constantes avanços da tecnologia e como usufruímos dela. A Geração X também se modela, aprende, inspira e influencia a Geração Y.

Foi um congresso excelente. Às vésperas do seu início aconteceu a celebração pelos 15 anos do evento juntamente com a divulgação dos vencedores do Prêmio CONAREC. A Universidade Anhembi Morumbi foi a vencedora na categoria EDUCAÇÃO, o que nos encheu de orgulho, visto que o atendimento da Universidade é realizado 100% pela Kainos. É um reconhecimento muito significativo, comprova que nossas estratégias e investimento estão realmente transformando a maneira como nossos clientes atendem e fidelizam o seu público.

Além das palestras, recebemos inúmeras visitas em nosso estande. Pudemos apresentar ao mercado o nosso bot de atendimento, a Kika, desenvolvida em parceria com o sistema de tecnologia cognitiva Watson, da IBM. O público interagiu com a ferramenta e conheceu algumas das muitas vantagens que um bot programado com a Inteligência Artificial pode proporcionar aos negócios.

Tiramos um enorme proveito desses dias de muita formação e muitas foram as possibilidades de parcerias. Saímos renovados e entusiasmados para continuar acompanhando as tendências com nossas inovações e o nosso jeito diferente de atender.

William Sousa, Presidente da Kainos Soluções.