AVIAÇÃO: UM SEGMENTO
EM CONSTANTE CRESCIMENTO

Segundo a Agência Nacional de Aviação Civil, a ANAC, 93 milhões de pessoas viajaram de avião no Brasil em 2018 e a expectativa é que este número dobre em dez anos. Simultaneamente, segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, o IBGE, o preço das passagens aéreas, em 2019, aumentou em média 35,12%, com destaque para a rota Guarulhos – Salvador, com um aumento de 76%. Assim, em um ambiente competitivo e com altos preços, um bom atendimento ao cliente se torna o maior diferencial.

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QUAL A RELAÇÃO ENTRE O SETOR
DE AVIAÇÃO E O RELACIONAMENTO
COM O CLIENTE?

Dados da Marketing Metrics colocam que a probabilidade de concluir uma venda com clientes já existentes é de 60% a 70%, já com clientes novos é de 5% a 10%, mostrando que manter a fidelização de clientes por meio de um bom atendimento é essencial, principalmente para o setor de aviação, que possui clientes que buscam marcas fiéis e a superação de suas expectativas.

VANTAGENS PARA A AVIAÇÃO

Segundo a Revista Forbes, o segmento da aviação, em 2018, é ranqueado como o 8º mais odiado em termos de atendimento ao cliente. Os clientes fazem perguntas como “esta empresa é autêntica?”, “posso confiar nessa empresa?” e “eles compartilham dos meus valores?”, mostrando a importância do cliente se enxergar dentro de uma marca. De acordo com dados da pesquisa C-Space no site da Forbes, companhias aéreas que colocam o cliente em primeiro lugar têm melhores indicadores financeiros, enquanto aquelas que não dão a devida atenção ao cliente, não se destacam. Realizar um atendimento de qualidade ao cliente se torna imperativo no setor da aviação.

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PRESENÇA EM 3 CAPITAIS

Unindo conhecimento de aviação, alta tecnologia e garantia de eficiência podemos otimizar tempo e investimento no atendimento aos seus clientes, considerando sempre as particularidades de cada marca: tipo de mercado, perfil de cliente e tamanho da empresa. Segundo a BC Credi, com um bom atendimento é possível entregar o que o cliente deseja de maneira rápida, barata, sustentável e muito mais humanizada, fazendo com que esse cliente se sinta exclusivo.

Caminho para o Bom Atendimento ao Cliente

1- DETECTAR O PROBLEMA

O primeiro passo para o bom atendimento ao cliente é detectar o que sua empresa precisa melhorar para garantir a melhor relação com os seus clientes: o que pode melhorar, o que deve ser abandonado e qual seu objetivo. Por exemplo: segundo a Revista Forbes, companhias aéreas que não sabem como realizar um bom atendimento ao cliente continuam tendo essa dificuldade por muito tempo, levando a estratégias falhas e a inciativas que miram objetivos errados. A sua empresa possui uma boa plataforma de atendimento ao cliente? Perguntas como essa mostram o quão imprescindível esta dúvida e muitas outras são para melhorar sua relação com seus clientes.

2- ESCOLHER AS MELHORES SOLUÇÕES

O segundo passo é fazer uma pesquisa dentro da sua empresa e pensar nas melhores soluções: aplicativos, chatbots, atendimento via voz ou inteligência artificial, o que melhor atende às necessidades da sua empresa? Segundo a Forbes, o segmento da aviação está gradativamente atendendo todas as demandas de seus clientes, colocando-os como centro de suas operações. Sua empresa possui um ambiente de interação Omnichannel de qualidade que atenda essa demanda? Fazendo perguntas como essas, poderemos traçar as melhores soluções.

3- MELHORAR O ATENDIMENTO

Tendo em mente que, de acordo com a Consumidor Moderno, 68% dos clientes dizem que pagariam até 20% mais por um atendimento de alta qualidade, sua empresa deve procurar uma ferramenta para melhor atender às necessidades dos seus clientes, integrando o uso de tecnologia e inteligência artificial e, assim, personalizar demandas e entender melhor as dores e expectativas do seu consumidor.

AS CINCO EXPECTATIVAS FUNDAMENTAIS

      • SAIBA QUAIS SÃO

        Podemos tomar como base as cinco expectativas fundamentais dos clientes:

        1- Tratamento personalizado

        2- Simplicidade nas tratativas

        3- Ser rápido no atendimento 

        4- Ser transparente no relacionamento e nas informações 

        5- Sentir-se seguro no atendimento

        Entretanto, somente esta abordagem inicial pode não ser suficiente para proporcionar uma experiência plena para o cliente.

      • INDO ALÉM

        Uma das maneiras mais bem-sucedidas de melhorar as interações com o cliente é envolvê-lo na reformulação da experiência. Frequentemente, lidamos com nossos problemas de negócios fornecendo o que achamos que os clientes querem ou precisam. No entanto, andar no lugar deles e fazer pesquisas pode nos aproximar de atender às suas expectativas. Mais especificamente, você precisa olhar além do que eles dizem e examinar como eles se comportam. Isso pode fornecer informações sobre onde você pode fazer interações e intervenções para melhorar a experiência. Se focarmos somente no que achamos que os clientes desejam, corremos o risco de proporcionar experiências ruins ou indesejadas para eles.

      • TECNOLOGIA

Premiações

  • 2019
    • Prêmio Smart Customer: Comunicação Interna
    • XIX Prêmio ABT: Voando com Autonomia
    • Prêmio Best Performance: Excelência em SAC e Ouvidoria
    • Prêmio Cliente S/A: Melhor Projeto de Exportação de Serviços
    • Prêmio Cliente S/A: Melhor Operação Omnichannel
  • 2018
    • XVIII Prêmio ABT: Atendimento ao Cliente e Atendimento Integrado
    • Prêmio Conarec: Varejo-Diversos
    • Prêmio Consumidor Moderno: Excelência em Serviços ao Cliente
  • 2017
    • Prêmio Best Performance: Excelência em Operações
    • XVII Prêmio ABT: Atendimento Digital
    • Prêmio Conarec: Empresa Contratante
    • Prêmio CIC: Melhor Operação Omnichannel
  • 2016
    • Prêmio Conarec: Empresa Contratante
    • XVI Prêmio ABT: Empresa Revelação
    • Prêmio Consumidor Moderno: Excelência em Serviços ao Cliente
  • 2015
    • Prêmio Conarec: Empresa Contratante

Certificações e Parcerias

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