PREPARE SUA EQUIPE PARA DATAS SAZONAIS

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O QUE SÃO AS DATAS SAZONAIS

Ao longo do ano existem diversos momentos onde o comércio e a prestação de serviços passam por um incremento de demanda já previsto, seja por conta de datas comemorativas, seja por fatores do macroambiente. É o que se conhece como datas sazonais. A palavra “sazão” define o período propício para a colheita de frutos e, por analogia, aplica-se perfeitamente ao mundo dos negócios.

COMO SE PREPARAR

Tais períodos sazonais, como a Black Friday e tempo natalino, exigem das empresas uma preparação específica voltada a dar conta da demanda excedente. Para isso, independentemente do segmento, planejamento é fundamental, pois diversos setores e departamentos são impactados com a alta das vendas, sobretudo o atendimento ao cliente.

É natural o SAC ser acionado com maior frequência nessas épocas, visto que os consumidores querem tirar suas dúvidas e/ou manifestar suas impressões. Para dar conta dos atendimentos é necessário, em primeiro lugar, reforçar o treinamento dos profissionais para que sejam capazes de fornecer informações precisas e eficientes aos clientes sem gastar muito tempo, mas sem prejudicar a cordialidade e educação que se espera do atendente. Algumas empresas, por exemplo, optam pela contratação de funcionários temporários para tais períodos. Ainda falando do atendimento telefônico, é possível contar com programações especiais da URA (Unidades de Resposta Audível) a fim de segmentar as possibilidades de chamados e orientá-los à área correta.

No âmbito digital é de grande importância que o incremento das solicitações não implique na impessoalidade do atendimento. É muito desagradável para o consumidor se deparar com excessivas respostas automáticas; por mais simples e comum que seja a sua necessidade, ele procura por um atendimento personalizado. A mesma regra se aplica à gestão do relacionamento com os clientes nas redes sociais.

As empresas também devem se preparar e disponibilizar – sempre que possível – meios para os consumidores que sejam mais independentes e queiram solucionar seu problema sem a intervenção do SAC.

Em períodos sazonais, o número de vendas chega a ser dez vezes maior e, consequentemente, maior será a demanda de atendimento. É primordial estar preparado para oferecer ao seu cliente uma experiência personalizada e satisfatória, a fim de gravar a sua marca entre as suas prediletas.

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