ECONOMIA X QUALIDADE

 em Destaque, Novidades

Uma postura muito comum adotada pelas empresas em tempos de crise e retração econômica é a redução de custos. Porém, diante dessa situação, como as empresas podem reduzir gastos sem comprometer a qualidade do atendimento?

A redução das despesas pode representar a sobrevivência de muitas empresas, mas ajustar as finanças usando táticas que ajudam a economizar reduzindo valores, muitas vezes, proporciona a redução também da qualidade dos serviços prestados e dos produtos, o que gera insatisfação por parte dos consumidores aumentando as reclamações, inclusive, nos órgãos competentes.

Trocar fornecedores, cortar funcionários, retirar parcerias e tecnologia pode representar uma economia momentânea, mas quando essas atitudes são analisadas em longo prazo, a diferença constará no resultado final. Antes de sair reduzindo os custos desses pontos, que são mais evidentes e notórios, a companhia deve desenvolver e executar um planejamento para assim, identificar, por meio de uma visão geral, onde e como irá agir.

As crises são tão importantes quanto os períodos de fartura, alertam os especialistas em economia, ou seja, toda atenção em vista desse cenário negativo é essencial. As mudanças serão necessárias e obrigatórias para quem quiser permanecer no mercado. Toda e qualquer empresa deve começar a rever seus conceitos e atitudes para se tornarem melhores, pois até os hábitos dos consumidores já não são mais os mesmos.

O momento é agora, é tempo de agir! Pensar em um novo perfil de cliente, mais criterioso, prestando assim, um atendimento com mais qualidade, atenção e excelência e oferecer o melhor produto são ações muito eficazes para ressaltar o posicionamento e se diferenciar. Investir em liderança e ações motivacionais proporciona grande satisfação aos colaboradores, logo, produzem mais e trazem um menor custo. A otimização de tempo dos funcionários é um dos benefícios que a tecnologia também fornece se usada a favor da empresa. Muito pode ser feito diante dessa atualidade, e essas são apenas algumas alternativas que despontam como solução para o desafio.

Recommended Posts

Deixe um Comentário

Fique por dentro do mundo do atendimento ao consumidor

Semanalmente você irá receber novidades e artigos especiais sobre o universo do atendimento ao consumidor, tecnologia e inovações. Cadastre-se e faça parte do mundo K.

Suas informações não serão compartilhadas.