A força da inteligência emocional

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A INTELIGÊNCIA EMOCIONAL NO AMBIENTE DE TRABALHO

Já falamos aqui sobre inteligência artificial e a sua importância na evolução do atendimento ao consumidor, mas, muito antes dessa importante ferramenta do mundo moderno ser criada, uma outra inteligência já existia, foi e continua sendo fundamental para o desenvolvimento do ser humano e das empresas: a inteligência emocional.

A inteligência emocional é de extrema importância para o dia a dia e para as relações interpessoais. Basicamente, ser emocionalmente inteligente é ter a capacidade de tomar decisões com clareza. É saber compreender, analisar e administrar suas próprias emoções e também as emoções e atitudes dos outros de forma positiva.

Ser persistente, controlado, motivado e autoconfiante são características de alguém que possui elevada inteligência emocional. E se engana quem pensa que é fácil desenvolver essas qualidades; para realmente administrar suas emoções é preciso reflexão, empatia e autocrítica, atributos que geralmente costumam falhar em momentos de tensão.

A ciência fez descobertas que comprovam que pessoas emocionalmente inteligentes superam em 70% quem tem um alto nível de Q.I. O emocional pode fazer toda a diferença no sucesso pessoal e profissional, mas, assim como a inteligência intelectual, ela deve ser estimulada.

No seu ambiente de trabalho, procure praticar a percepção, com você mesmo e com os outros. Analise o que lhe deixa irritado e o que desarmoniza seus colegas procurando identificar meios de estabilizar a situação e controlar suas emoções. Foque no que é importante com otimismo. Com o tempo, você vai perceber que situações que antes lhe afetavam de forma negativa já não têm tanto peso e tudo fluirá melhor.

Empresas tendem a contratar e promover funcionários que, além de mostrar bons resultados, cultivam uma boa relação com a equipe. Por isso, desenvolver sua inteligência emocional, além de trazer diversos benefícios para mente e corpo, pode alavancar sua carreira!

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