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Gestão do conhecimento e excelência no atendimento
Gestão do Conhecimento

O que é a gestão do conhecimento?

A gestão do conhecimento é uma metodologia de trabalho que visa capturar, disseminar e proteger todo conhecimento relevante à empresa. Serve de apoio à criação e multiplicação do conhecimento dentro das organizações reduzindo custos com P&D, garantindo, assim, que todos os setores estejam envolvidos com essa estrutura de ações estratégicas em favor do sucesso do negócio.

Em um mercado agressivo e competitivo se faz necessário às organizações a resiliência e adaptação às mudanças. Já se foi o tempo onde a capacidade de produção em massa e o trabalho operacional eram supervalorizados. Na era do conhecimento há a valorização do capital intelectual e o desenvolvimento de competências técnicas.

Para entender melhor a gestão do conhecimento pode ajudar no desenvolvimento das empresas, vejamos como ele se divide:

  • Dados: são os registros das transações feitas: histórico de compra, atividades, operações, números, resultados de ações ou eventos. São importantes porque dão insumos para a criação das informações.
  • Informações: são os dados analisados e interpretados de maneira positiva e relevante pela organização. São essas informações que dão as diretrizes para decisões ou mudanças estratégicas.
  • Conhecimento: dentro desse processo, o conhecimento é formado pelas informações, que, sendo relevantes, são levadas para essa estrutura – que não tem uma “forma” definida e pode ser moldada conforme as atualizações e o aumento do desenvolvimento e das habilidades técnicas da equipe – a fim de ser compartilhado com todas as camadas da instituição.

Como ela pode fazer a diferença na sua empresa?

Relacionada ao atendimento ao consumidor, a gestão do conhecimento é crucial para garantir que o cliente seja atendido de forma cada vez mais personalizada. É por meio dela que é possível entender seu perfil, hábitos de compra, histórico comportamental e muitos outros indicativos. Com essa base fica mais fácil oferecer um serviço que se adapte melhor às necessidades, resultando mais produtivo.

Basicamente, é a conduta de aproveitar os recursos já existentes na empresa para que os colaboradores procurem, encontrem e usem suas melhores práticas em vez de empregar tempo excessivo em uma busca por algo inovador e revolucionário dentro de seu mercado, embora isso também seja necessário.

A organização que entende e aplica o conceito de gestão do conhecimento em seu ambiente interno, usa informações importantes sobre o próprio fluxo de trabalho em seu favor. E quando esses elementos são trabalhados de maneira correta, geram resultados expressivos.

Trata-se do grande desafio de não apenas coletar dados, mas interpretá-los e fazer um bom uso dos mesmos.