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O impacto positivo de um bom relacionamento

O atendimento dado a cada cliente exerce papel decisivo e ajuda a construir a imagem e reputação da sua empresa. O raciocínio é bem simples: quanto melhor for o atendimento, melhor será a avaliação feita pelos consumidores. Embora seja importante ressaltar que a qualidade do atendimento por si só não garante uma boa reputação, a qualidade do produto, serviço devem andar juntas para que empresa seja bem-sucedida. Existem atitudes que impactam positivamente seus clientes. Selecionamos algumas que vão lhe ajudar a construir um atendimento bem estruturado capaz de surpreender quem busca sua empresa.

1- Seus clientes sempre são prioridade

Antes de qualquer coisa, é preciso entender que prestar um bom atendimento não é diferencial, atender às solicitações, resolver problemas e trazer soluções para os clientes é regra e dever de toda empresa. Não é incomum ouvir consumidores elogiando o produto e criticando o atendimento. Mais difícil do que conquistar novos clientes, é manter os atuais e fidelizá-los, e o SAC é uma ótima maneira de moldar um relacionamento que facilite isso, o que é um aspecto muito positivo, já que os consumidores estão mais conscientes, antenados e preocupados. Para que eles permaneçam fiéis é preciso deixá-los encantados e satisfeitos, pois isso garantirá que em uma próxima oportunidade eles voltem a contatar a empresa motivados pela boa experiência que obtiveram anteriormente.

2- Seus funcionários são a chave de tudo

Um bom atendente pode solucionar problemas complicados com rapidez ou, então, direcionar o cliente para quem possa fazer o mesmo. Quando o atendimento é feito dessa maneira, ele fica satisfeito por não se encaixar em burocracias, enfrentar as esperas ou ter que repetir a mesma informação diversas vezes. É sempre bom mostrar a seu cliente que ele é respeitado, que seu tempo é valioso e não será desperdiçado na hora de se comunicar com sua empresa. Falhas que comprometem essa qualidade são pequenos descuidos que são facilmente corrigidos com um bom treinamento de funcionários aliados a ações que engajem os membros da equipe, mostrando a missão e valores da empresa, além de oferecer boas condições de trabalho para que desempenhem bem a função.

3- Cada cliente, um canal diferente

Comodidade. É isso que seu cliente espera da empresa. Nenhum canal de comunicação deve ser deixado de lado, seja por telefone, e-mail, respostas no site ou comentários nas redes sociais, toda a comunicação deve ser feita tendo em mente a qualidade. Cada canal tem suas características e pede uma abordagem distinta, algumas são mais próximas – como a internet – e outras mais distantes, como cartas e e-mails. Sempre vale a pena explorar novas formas de aproximação que satisfaçam seu cliente de modo único e surpreendente. Adapte-se, mostre que sua marca oferece oportunidades voltadas para a demanda, ou seja, soluções específicas para cada consumidor, e não o encaixando em padrões que tornem o contato mais impessoal e frio.

4- Sempre existem oportunidades

Bons atendimentos não são exclusividade de grandes empresas. Pequenas e médias empresas podem facilmente se destacar na hora de atender seus clientes de forma especial e próxima. Relacionar-se bem com os consumidores é um modo de driblar a falta de verba para divulgação, uma vez que a excelência no atendimento estimula a propaganda boca-a-boca. Quem é atendido com cordialidade e rapidez, recomenda produtos e serviços para amigos e familiares. Grandes empresas podem explorar novas plataformas, personalizar intensivamente o atendimento e aliar ações de propaganda com um bom relacionamento para atrair novos clientes, fidelizar os consumidores atuais e, até mesmo, aumentar o reconhecimento da marca. Independente do porte da empresa, saber reconhecer oportunidades é uma ótima maneira não só de manter uma boa imagem, mas de conhecer seu público, estar em contato com ele, ter feedbacks sobre os serviços para agradar quem consome a marca.

Atendimento de qualidade fortalece a imagem de sua marca no mercado. Aqueles que demonstram preocupação em construir um atendimento cortês e de excelência fidelizam e abrem as portas para novos clientes, além de incentivar os divulgadores mais eficazes que dispendiosas campanhas publicitárias: seu próprio consumidor. Esteja atento e veja seu atendimento como forma de desenvolver uma empresa voltada para quem realmente importa, o consumidor.