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Os resultados da Black Friday 2017

A Black Friday já se tornou a principal data do e-commerce brasileiro e, a cada ano, as expectativas de faturamento para esse dia são maiores e as vendas promissoras. O que podemos dizer sobre essa edição que apenas acabou? É o que vamos conferir neste blog.

Desde que a data foi introduzida no Brasil, o evento nunca apresentou um déficit. Neste ano não foi diferente: mais uma vez a Black Friday conseguiu superar o faturamento de vendas de sua edição anterior. Em 2016, o comércio chegou à marca de R$ 1,9 bilhão; já em 2017, houve um crescimento notório de 10,3%, resultando em um volume de vendas de R$ 2,1 bilhões, assim como o aumento de 14% no número de pedidos realizados.

O bom desempenho das vendas se deu por conta de promoções mais agressivas por parte dos varejistas, mesmo que isso tenha reduzido o ticket médio de R$ 580 para R$ 562.

Dos 3,76 milhões de pedidos, 30% foram realizados via ambiente mobile, o que representou uma alta de 81,8% da participação dos smartphones no processo de compras em relação a 2016, segundo pesquisa do Ebit. O número de vendas em lojas físicas também cresceu, porém, abaixo do esperado, apenas 4,9%. Segundo o indicador da Serasa Experian, esse crescimento foi de 11% em 2016.

As duas últimas edições da Black Friday registraram redução na quantidade de reclamações dos consumidores, no entanto, apenas no dia 24, mais de 3.500 queixas já haviam sido registradas no Reclame Aqui (crescimento de 21%). A principal reclamação continua sendo a propaganda enganosa por conta da divergência dos preços. Além disso, muitas empresas aproveitaram o momento para elevar significativamente o valor cobrado pelo frete.

Uma das muitas conclusões que podemos tirar desses resultados é que todo período sazonal exige uma preparação por parte da empresa para que ela continue proporcionando ao seu cliente condições de atendimento satisfatórias e, se possível, que superem suas expectativas.

Esse atendimento não consiste apenas no momento em que o consumidor entra em contato para questionar, sugerir ou fazer uma reclamação; o atendimento engloba todas as formas de contato das organizações com o seu público e deve levar em consideração a melhor experiência para o cliente sempre com muita transparência e processos bem desenhados. Isso fará com que o público tenha consciência da marca e possa se engajar.